Concluindo o ensino fundamental na José Neri e depois? 


O IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, é uma instituição de ensino superior que oferece cursos técnicos, graduação e pós-graduação nas áreas de tecnologia, ciências exatas e humanas. Tem como objetivo formar profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Além disso, promove a pesquisa, inovação, estimulando o empreendedorismo e a geração de conhecimento.

Na Escola Municipal José Neri de Oliveira, há uma grande quantidade de adolescentes com capacidade suficiente para passar na seleção do IFRN. Esses estudantes não devem ter medo de buscar novos desafios e oportunidades, pois possuem o potencial necessário para alcançar o sucesso. É importante encorajá-los a seguir em frente, acreditar em si mesmos e perseguir seus sonhos, pois o futuro está em suas mãos. A escola está pronta para apoiá-los nessa jornada e fornecer o suporte necessário para que possam alcançar nossos objetivos. Com certeza, não é necessário tanta pressão. Apesar de ser uma escola muito almejada, existem várias oportunidades e caminhos diferentes que os alunos podem seguir para atingir o sucesso.

É preciso que cada um escolha o caminho com o qual mais se identifica e ofereça as melhores oportunidades de crescimento e realização pessoal. É importante ter confiança em suas habilidades e buscar o melhor para si, independentemente do destino escolhido. A vida é cheia de opções e possibilidades, e cada um tem o direito de trilhar o seu próprio caminho rumo ao sucesso.

Uma pesquisa, realizada em turmas da escola José Neri, revelou que apenas 21 alunos, dentre os mais de 70 dos três nonos anos têm interesse em realizar a prova do IFRN, enquanto os alunos do 8º ano estão mais motivados. Essa diferença pode ser atribuída a alguns motivos como a crença de "insuficiência" por parte dos alunos, ou seja, eles acreditam que não possuem o potencial necessário. Além disso, o fato de morarem longe também pode ser um obstáculo, já que grande parte deles vêm da zona rural e seria necessário pegar um ônibus no centro da cidade para chegar à instituição em Pau dos Ferros. Esses fatores podem contribuir para o desinteresse dos alunos em realizar a prova do instituto federal..

Luiz Fernando, Geovana Ventura e Maria Fernanda (Estudantes do 8º A)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog